Nenhum produto no carrinho.
Gatos e sua paixão por arranhar!

21
abr
O gato é um pet com presença cada vez maior na casa das famílias brasileiras. E com sua frequência cada vez maior em nossos lares, é preciso conhecer um pouco sobre os hábitos e as origens dos bichanos! Quando conhecemos e respeitamos as origens dos gatos, conseguimos compreender melhor determinadas atitudes ligadas ao seu comportamento!
A maioria dos felídeos tem origem em ambientes áridos e com escassez de água. São animais territorialistas e metódicos, e que se comunicam bastante através de posturas corporais, marcações visuais e odores.
Algo bastante comum é observar o gato se esfregando” em objetos, batentes de porta e em suas mãos, bem como arranhando superfícies verticais e horizontais. Alguém já parou para pensar o por que?
Os gatos se comunicam por diversas maneiras. Uma delas através da deposição de substâncias chamadas feromônios. Os gatos possuem glândulas na base dígitos (“dedinhos”), na região do focinho e cabeça, que secretam esses feromônios.
Ao se “esfregar” em um objeto ou local, o gato está mostrando apreço pelo local ou situação em que se esfrega, marcando a situação como se fosse sua. O mesmo vale para a arranhadura! O ato de arranhar, de depositar esses feromônios, gera uma marca no local (tão temida pelos proprietários, mas tão querida pelos felinos).
Isso é chamado de “marcação visual”, onde além de depositar os feromônios, o gato mostra que aquele local já é conhecido por ele, no caso de “algum instruso” querer explorar o seu território!
É fundamental entender a natureza do comportamento do gato, bem como tentar reproduzir o ambiente que este vivia na natureza. Gatos possuem certas necessidades de enriquecimento ambiental, como locais para descanso (locais onde possam se esconder, dormir, etc.), acesso a superfícies horizontais, verticais e elevadas (eles precisam ter acesso às “três dimensões” do ambiente), bem como locais para arranhadura.
É fundamental respeitar essas necessidades do gato, bem como permitir acesso à todas elas!
Existem diversos feromônios conhecidos e liberados pelo animal na situação de marcação territorial e outros ligados à sensação de redução da ansiedade e estresse. Alguns desses feromônios inclusive são sintetizados em laboratórios, podendo ser utilizados sob a orientação de um médico veterinário para a redução de comportamentos indesejados relacionados à marcação, bem como a redução do estresse no ambiente de vivência do gato.
Respeite as origens e hábitos do seu bichano! E sempre ofereça arranhadores, camas, prateleiras e superfícies suspensas para seu entretenimento e diversão!
Por: Prof. Alexandre G. T. Daniel
www.gattos.vet.br
Voltar